5 de dez. de 2011

Receitas de tonalizantes naturais

Na Idade Média as mulheres já coloriam os cabelos com substâncias naturais. E essa prática continua até os dias de hoje. A vantagem é que os tonalizantes naturais não danificam os cabelos nem o couro cabeludo. Veja algumas dicas para acentuar o tom do seu cabelo, clareá-lo ou mesmo disfarçar os brancos

Tom avermelhado
A henna pode dar aos cabelos castanho-escuro uma tonalidade avermelhada. Cabelos castanho-claros podem ficar alaranjados. Anote a receita:

1 xícara (chá) de henna vermelha em pó
250 ml de chá preto
1 colher (sopa) de azeite

Misture a henna com o chá ainda morno e o azeite e aplique em seguida. Cubra o cabelo com um plástico e envolva com uma toalha. Deixe agir por 2 horas. Em seguida, lave os cabelos normalmente.

Dica esperta: a henna em pó pode ser obtida triturando folhas secas de henna.

Clareamento de cabelos louros
- Para clarear cabelos já louros e deixá-los ainda mais brilhantes, despeje 150 ml de água fervente sobre o suco e a casca ralada de um limão. Reserve por 30 minutos. Coe e acrescente 1 colher (chá) de vinagre de maçã. Lave os cabelos e, em seguida, ebeba-os homogeneamente na mistura. enxague após 10 a 15 minutos com água quente. Repita o clareamento uma vez por semana.

- Para adquirir um louro intensamente brilhante, misture 150 g de flores de camomila em água fervente e reserve por 30 minutos. Deixe escorrer e ponha as flores em uma bacia junto com 100 g de raiz de ruibarbo seca e triturada. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite de oliva e quantidade suficiente de água fervente até obter uma consistência pastosa. Aplique sobre os cabelos com o auxílio de um pincel largo, cubra-os com um plástico e deixe agir durante 30 minutos. Enxague e lave os cabelos em seguida.

Receitas para cabelos escuros e grisalhos

Tintura castanho-escura ou preta
Para todas as cores naturais de cabelo, a seguinte receita dá bom resultado: misture 3 colheres (sopa) de chá preto com 1/2 xícara dehenna preta em pó, 1 colher (sopa) de azeite e 1 colher (chá) de vinagre de maçã. Adicione água fervente aos poucos, até a mistura se tornar pastosa. Aplique-a com um pincel, cubra o cabelo com um plástico e deixe a tinta penetrar durante 30 a 40 minutos. Lave o cabelo, removendo bem a tinta.

Para proporcionar aos cabelos escuros uma coloração e um brilho ainda mais intensos, cozinhe em fogo baixo 4 colheres (sopa) de sálvia seca, 2 colheres (sopa) de alecrim seco e 1 colher (sopa) de suco de limão em 400 ml de água. Após 30 minutos, coe e deixe esfriar. Aplique o produto como condicionador.

Tintura para cabelos grisalhos
Cabelos grisalhos também podem ser tingidos. Como os fios brancos reagem de maneira diferente dos cabelos com cor, o resultado é semelhante ao de luzes.

Para escurecê-lo, despeje 100 ml de água fervente sobre 4 colheres (sopa) de sálvia seca e 1 colher (chá) de chá preto. reserve por 30 minutos e coe. Embeba os cabelos com a solução morna e lave-os após 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário