21 de ago. de 2016

Como Lavar a Roupa Sem Estragar

O lugar onde mais se perde roupa é entre a máquina de lavar e o varal e um pouco de precaução e atenção evita acidentes típicos de marinheiros de primeira lavagem. Para ajudar quem não sabe como lavar roupas na mão ou na máquina, elaboramos uma série de dicas bem úteis para esse serviço.

TESTE A TINTA
Uma peça que solta tinta pode tingir um guarda-roupa. Deixe o item suspeito em uma bacia com água fria por 15 minutos. Se a água mudar de cor, lave-a separada depois.

FECHE O ZÍPER
Zíper aberto sofre mais atrito na hora da lavagem, o que faz ele emperrar antes do esperado. Feche todos que encontrar.

ENSABOE COM MODERAÇÃO
A quantidade de sabão não depende da quantidade de peças, mas da sujeira. Normalmente, meio copo americano para um tanque cheio é suficiente. Para casos dignos de comercial de TV, um copo americano inteiro.

NÃO DEIXE DE MOLHO
Abaixo as tradições: Após duas horas, a mistura de água e ingredientes químicos com a sujeira das roupas vai fermentar, deixando um cheiro desagradável.

SEQUE NO CABIDE
Coloque camisas sociais e camisetas para secar em cabides. A peça já sai lisa, facilitando muito na hora de passar - e, em muitos casos, até dispensa a passagem pelo ferro.

JOGUE A TOALHA
Para evitar marcas de prendedor, coloque camisas de tecidos delicados sobre uma toalha de banho — de preferência, seca..

LEIA AS INSTRUÇÕES
Os alvejantes modernos são ótimos - se você usar o produto certo. Mal utilizados, podem tirar cor ou amarelar roupas brancas. Como saber? Lendo o rótulo.

BOLSOS VAZIOS
É incrível o que se pode encontrar nos bolsos das calças. Antes de colocá-las na máquina de lavar, tire tudo e verifique se não há papel ou moedas que possam estragar a sua roupa ou a máquina de lavar .

VIRE AS ROUPAS DO AVESSO
Jeans e camisetas com estampas preservam as cores se você virar do avesso.

SEPARE POR COR
As roupas escuras podem perder tinta e arruinar completamente suas roupas brancas ou de cores claras. É melhor separá-la para evitar esses dolorosos acidentes . A separação é mais comum entre roupas brancas com coloridas, e além disso você também pode separar as toalhas e lençóis que são lavados com menor frequência e que normalmente são mais sujos.

LAVANDO A ROUPA NA MÁQUINA

CICLO APROPRIADO
Se a roupa for fina, precisa de um ciclo de curta duração e com pouca centrifugação para que sua roupa não seja maltratada. Esta informação está normalmente nas etiquetas das roupas.

TEMPERATURA DA ÁGUA
Normalmente, roupa branca é lavada com água quente e roupas coloridas em água fria para não perder as cores. Existem também tecidos que necessitam de diferentes temperaturas. Seda e fibras sintéticas, como lycra, devem ser lavadas com água fria ou morna.

TIPO DE DETERGENTE
O Sabão em pó é o ideal para a remoção de manchas em roupas brancas, enquanto o sabão líquido é ideal para roupas com cores mais delicadas. Se suas roupas tiverem manchas você pode tentar misturar estes dois tipos de sabão.

OUTRAS DICAS VALIOSAS
Coloque um pouco de sabão em pó sobre as manchas e carregue o resto com sabão líquido.
Se você vai pôr na máquina roupas delicadas, como lingerie, pode optar por colocá-la dentro de uma malha especial ou uma fronha, dessa forma você pode evitar que rasgue ou desgaste.

Agora você já sabe como fazer com que suas roupas estejam limpas e durem mais tempo.Lembre-se que a quantidade de água, sabão em pó e temperatura da água que você usa, também afeta diretamente o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário