21 de set. de 2011

Tofu [queijo de soja]




Você vai precisar de:
- 1 xícara de chá de soja
- 1,2 L de água filtrada ou mineral
- 1 colher de sobremesa rasa de nigari* (cloreto de magnésio) ou sal amargo (sulfato de magnésio), facilmente encontrado em farmácias. Há ainda a possibilidade de usar limão ou vinagre, mas nunca tentei e não sei dizer se o resultado é o mesmo.
- 1 molde com tampa para tofu**. Se não tiver pode ser uma peneira, cesto de bambu, molde para queijo ou ainda embalagem de leite longa vida cortado ao meio e furado nas laterais e no fundo. Aqui uso caixa de leite, pois acho que todos têm em casa. Se o seu molde não tiver tampa, é preciso improvisar uma do mesmo formato para prensar o tofu. Uso aqui pequenos tacos de madeira como tampa.
- tecido limpo (pode ser pano de prato, saco de algodão alvejado ou um tecido próprio para se fazer queijos. Atente para a trama do tecido, que não pode ser muito aberta).
- peso para prensar o tofu (minha avó costumava manter uma pedra limpa na cozinha para fazer conservas. Ela usava envolta em papel alumínio, é uma boa dica).
* esse é o coagulante tradicionalmente usado no Japão, mas é um tanto difícil de se encontrar. Você pode tentar em farmácias ou em alguma loja de produtos químicos.
**No Japão, usa-se uma caixa de madeira própria para se fazer tofu, geralmente feita com cipreste.
Como fazer:
1. Lave bem os grãos de soja. Deixe de molho de um dia para o outro (entre 8 e 10 horas) em temperatura ambiente.
2. Escorra a água e divida os grãos em 2 porções. Bata uma porção no liqüidificador com a metade da água. Repita a operação com a outra metade dos ingredientes.
3. Passe para uma panela grande e cozinhe por 20 a 25 minutos em fogo brando (é bom ficar de olho, pois o volume aumenta com a fervura e pode transbordar).
4. Espere amornar e coe no tecido. Você acaba de obter o leite da soja e o okará, o bagaço que sobrou da drenagem. Guarde o okará, que é uma boa fonte de fibras e proteínas e é bem versátil. Pode ser usado para fazer bolos, pães, panquecas, biscoitos e uma infinidade de pratos. Este é o okará:
5. Leve o leite de soja ao fogo novamente para elevar um pouco a temperatura, sem deixar ferver.
6. Dissolva o coagulante em meia xícara de água morna. Acrescente ao leite. Misture bem.
7. Quando começar a coagular, deixe em repouso por 20 a 25 minutos. Este é o aspecto do leite de soja coagulado:
8. Forre o molde para tofu com o tecido (aqui uso caixa de leite longa vida). Despeje delicadamente o leite coagulado e dobre o tecido sobre ele. Prense com a tampa (se não tiver, pode ser algum objeto plano embrulhado em papel alumínio). Coloque um peso por cima para drenar bem o soro. Deixe de 20 a 30 minutos dependendo da consistência que você quer dar ao seu tofu. Quanto mais tempo, mais firme será seu tofu.
9. Coloque o molde em água gelada por alguns minutos. Retire o tecido e desenforme.
10. Guarde o tofu coberto com água num recipiente tampado e na geladeira.
Prontinho, crianças!
*Tirei de Tofu Blog , lá você vai ver muitas fotos, muito bom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário