5 de dez. de 2011

O uso excessivo de salto alto pode causar problemas?

Aliado da beleza, o salto alto costuma ser uma ótima opção para quem quer parecer mais alta, elegante e sexy. Entretanto, ele não é nada inofensivo. O uso excessivo de sapatos e sandálias altas pode acarretar sérios problemas estruturais e de postura.

De acordo com Karin Fromm, fisioterapeuta e psicoterapeuta, “está comprovado que o uso contínuo reduz o comprimento das fibras musculares da panturrilha. Ou seja, o encurtamento da musculatura posterior da perna”.Por isso, muitas mulheres sentem dores na “batata da perna” ao andar descalça.

Com o tempo, esse problema pode dar origem a um desequilíbrio nas costas, coluna lombar, dorsal e cervical; além de deixar os tendões e ligamentos mais vulneráveis a lesões e torções. Afinal, a flexibilidade se reduz consideravelmente.

A solução, segundo Karin, é alternar os sapatos: “varie entre um alto, baixo e sapatilha”. Cada dia use um! Mas para obter melhores resultados procure também realizar uma série de exercícios que você pode conferir logo abaixo. E quando for à praia, caminhe bastante na areia, pois essa é uma ótima forma de fortalecer os músculos dos pés e pernas.







Apoie a ponta dos pés num degrau e deixe os calcanhares penderem para trás, ficando com a coluna ereta.











Deitada no chão de barriga para cima, apoie um dos pés na superfície e "abrace" a ponta dos outros pés com a ajuda de uma toalha enrolada ou um cinto. Puxe a ponta do pé em sua direção e o calcanhar para o teto.










Em pé, curve-se para frente e para baixo, tentando tocar as mãos no solo. Se não alcançar, vá até onde você consegue, desde que sinta o alongamento nas pernas ou na coluna.






Se as dores nos pés e pernas já forem familiares a você, acrescente neste ritual uma massagem nas solas, abrindo bem os arcos dos pés e mobilizando as articulações. Massageie também os calcanhares e panturrilhas.








Você também pode mergulhar as panturrilhas em um balde com água quente, e fazer uma espécie de escalda-pés caprichado!







É muito importante alternar os calçados. Nunca use o mesmo sapato todos os dias, nem o mesmo comprimento de salto.











Quando tiver a oportunidade, caminhe descalça na areia da praia. Essa prática é muito benéfica, pois fortalece e alonga os músculos dos seus pés e pernas. Cuidando bem deles, você pode continuar bonita sem prejudicar a sua saúde!

Fonte: mdemulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário